Fragmentos Móveis

Olha o caminho da roça! segunda-feira, 18 junho, 2007

Filed under: Festas típicas — fragmentosmoveis @ 4:05 pm

Por falar em brincadeira… o amigo do Overmundo, Pedro Vianna, de Belém, publicou interessante texto no Overblog – Olha o caminho da roça! – contando que:

  • A dança de quadrilha teve origem na Inglaterra, por volta dos séculos XIII e XIV.
  • A quadrilha chegou ao Brasil no século XIX, com a vinda da Corte Real portuguesa. Rapidamente essa dança de salão, típica da nobreza, caiu nas graças do nosso povo animado e festeiro.


Foto publicada por Pedro Vianna, no Overmundo
  • A quadrilha é dançada em homenagem aos santos juninos (Santo Antônio, São João e São Pedro) e para agradecer as boas colheitas na roça. Tal festejo é importante, pois o homem do campo é muito religioso, devoto e respeitoso a Deus. Dançar, comemorar e agradecer.
  • Em quase todo o Brasil, a quadrilha é dançada por um número par de casais e a quantidade de participantes da dança é determinada pelo tamanho do espaço que se tem para dançar. A quadrilha é comandada por um marcador, que orienta os casais, usando palavras afrancesadas e portuguesas. Existem diversas marcações para uma quadrilha e, a cada ano, vão surgindo novos comandos, baseados nos acontecimentos nacionais e na criatividade dos grupos e marcadores.

O texto repassa essas palavras afrancesadas – BALANCÊ (balancer), ANAVAN (en avant), RETURNÊ (returner), TUR (tour) e seus significados. Por fim, detalha os 21 passos da Quadrilha. Quase um “curso de quadrilha”, que merece uma olhada.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s