Fragmentos Móveis

Jovens artistas espanhóis expõem no CCJ segunda-feira, 6 julho, 2009

Filed under: Arte,Eventos,Exposições — fragmentosmoveis @ 7:05 pm

Entre 7 e 27 deste mês, o trabalho de 16 quadrinistas e ilustradores espanhóis será exibido no CCJ Ruth Cardoso

Criado há 10 anos na Espanha, o Prêmio Injuve para la Creación Joven é uma iniciativa do Instituto de la Juventud (Injuve), em parceria com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), que promove a itinerância das criações de jovens artistas espanhóis.

A premiação anual dá origem ao evento Creación Injuve que, no campo das artes plásticas, promove a exposição Cómic e Ilustración Injuve 2008, que reúne quadrinhos, ilustrações e desenhos.

Trabalhos de 16 desenhistas de quadrinhos e ilustrações, selecionados no ano passado a partir de mais de 200 inscritos, podem ser conhecidos pelo público brasileiro, entre os dias 7 e 27, no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ). Entre eles está a criação da ilustradora Raquel Aparicio, de 26 anos, que revela estar curiosa pela reação provocada por sua obra. “Sempre quis visitar o Brasil. Espero que o público goste dos meus trabalhos, pois conheço muitos ilustradores desse país com altíssimo nível e que oferecem uma visão diferente e revigorante.”



O objetivo da exposição é trazer as últimas tendências, representadas por 54 ilustrações e 13 quadrinhos. Essa mostra coletiva foi inaugurada em Madri, no Círculo de Bellas Artes, em dezembro do ano passado. Desde então, as obras já percorreram cidades espanholas como León, Barcelona e Zamora, e seguiram para a América Latina, iniciando o circuito pelo Paraguai, em maio. Depois do Brasil, os trabalhos devem chegar à capital do Peru, Lima.

A chefe de serviços da área de iniciativa do Injuve, Mónica Vergés, destaca a qualidade das ilustrações. Ela aponta que a modalidade não recebe ainda a atenção merecida, mas que iniciativas públicas e privadas passaram a investir no segmento por meio da promoção de feiras e concursos.

Ana Tomé, diretora do Centro Cultural da Espanha em São Paulo, destaca o caráter simbólico de o CCJ acolher essa mostra. “São trabalhos de jovens artistas em exposição para um público também jovem, que pode ser inspirado pela arte”, conclui.

Serviço: Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – foyer do anfiteatro. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641. Zona Norte. De 7 a 27, das 10h às 20h. Grátis

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s